domingo, 4 de outubro de 2009

Aspectos culturais de Picuí


Aspectos culturais de Picuí



Um dos maiores patrimônios culturais do nosso município é a Filarmônica Coronel Antônio Xavier de Macedo, que, há mais de um século, traz às ruas de Picuí velhos, jovens e crianças, e faz a alegria das festas religiosas e políticas desta cidade. Além da Filarmônica Municipal, nossa cultura conta com várias fanfarras, picuienses de renome em muitos dos seus setores: José Crisólogo (artista plástico); Antônio Henriques Neto (poeta); Maria Áurea Ferreira (Nenen poetisa) Felipe Tiago Gomes (Comendador da Educação Brasileira); Marcos Macedo (músico); o humorista Rossini Macedo, que desponta no cenário nacional com o personagem “Tonho dos Couros”, além de diversos grupos musicais, mais de dez quadrilhas e um grupo de xaxado – “Guerreiros do Sol”.

Filarmônica Cel. Antonio Xavier

Fundada em 1880, por iniciativa do Cel. José Ferreira de Macedo, e revitalizada pelo líder político Cel. Antonio Xavier, a Banda de Música de Picuí é hoje a terceira banda de música mais antiga do Estado da Paraíba. Composta atualmente por 30 músicos, tendo como maestro o Sr. José Carlos da Silva, apresenta um repertório bem diversificado, do clássico ao moderno, encantando todos com suas tocatas e retretas nos eventos do nosso calendário festivo.

Quadrilha Fogo no Rabo

Uma das mais antigas quadrilhas de Picuí é a Fogo no Rabo, que mantém a tradição da comunidade do bairro Monte Santo.A Quadrilha, vencedora do I Concurso de Quadrilhas Juninas- edição 2006. Participa do Festival da Carne-de-Sol. Durante suas apresentações, a "Fogo no Rabo" faz uma homenagem ao professor Felipe Tiago Gomes, fundador da CNEC, que é picuiense.

Quadrilha "Me chama que eu vou"

Garra, desenvoltura e muita criatividade faz com que a quadrilha "Me chama que eu vou" - do bairro Pedro Salustino - abrilhante as festividades juninas em Picuí.

Grupo de dança "Guerreiros do Sol"

O grupo de dança "Guerreiros do Sol" foi criado em junho de 2005. Composto por adolescentes do programa social Agente Jovem de Desenvolvimento Humano, o grupo tem 25 componentes e apresenta danças folclóricas.

Sítios arqueológicos

O município conserva em alguns de seus lajedos inscrições rupestres que formam sítios arqueológicos, além de algumas gravuras identificadas isoladamente. Cerca de 11 sítios arqueológicos compõem esse patrimônio cultural e histórico, além de muitos outros que já foram encontrados e estudados pelos alunos do Projeto Repensando Picuí e pela equipe Trilhas da Caatinga, mas que faltam catalogação científica.

Sítio arqueológico Cachoeira do Pedro

Cachoeira do Pedro ou "Vale Encantado"Localizado no sítio Pedro, a 6 Km da cidade, este sítio arqueológico apresenta inscrições na tradição Itacoatiara . As gravuras estão distribuídas em cerca de 11 painéis que se apresentam em bom estado de conservação, embora tenham pichações próximas e sobre algumas gravuras. O Sítio arqueológico Cachoeira do Pedro pode ser considerado o maior sítio arqueológico do município, em virtude do número de painéis e das formas emblemáticas, muito semelhante aos grafismos presentes no Sitio Arqueológico Pedra do Ingá (PB).

Sítio arqueológico Pedra do Tubiba

O painel da Pedra do Tubiba no Sítio Volta encontra-se em estado de conservação razoável com desgaste natural acentuado. Também de superfície lisa, as gravuras bem próximas ao chão, apresentam contornos pintados de vermelho. A maioria dos traços é vertical. Algumas representações são emblemáticas, a exemplo das Emas. Podemos citar também as muitas fileiras de figuras geométricas.

Sítio arqueológico Abrigo do Poço

Cinco gravuras, em bom estado de conservação e superfície rochosa lisa, compõem o “Abrigo do Poço” na comunidade Conceição. Esse painel não é profundo e está abrigado por blocos abatidos, em um vale de rio.

Cemitério Indígena

Na Fazenda Malhada de Dentro, mais precisamente na vertente do riacho “Cachoeira do Mulungu”, em uma área de aproximadamente 400 m, existe um cemitério indígena a céu aberto com montículos de quartzo amontoados.

Sítio arqueológico Cachoeira das Pinturas

Este sítio fica localizado na Fazenda Cacimba das Cabras. Apenas um painel com gravuras pouco profundas e contornadas com pigmento vermelho forma a Cachoeira das Pinturas. No entanto, podemos encontrar algumas figuras isoladas não contornadas e ainda menos profundas.

Praça Temática

A Praça Temática “José Líbio Dantas” é uma construção moderna que apresenta as principais características do município de Picuí: o minério explorado na região, como o granito bordô; a fauna, com esculturas de alguns animais; a flora, plantas nativas como os cactos: coroa-de-frade, macambira, xiquexique, mandacaru e palma; e a escultura de um churrasqueiro - “Seu Quenca” - servindo a carne-de-sol, marca de Picuí.Uma curiosidade da Praça são as esculturas dos animais: o bode, o jumento, o cavalo, a cabra, a vaca e o touro, figura onipotente que recepciona o turista. Esculpidas pelo artista plástico picuiense José Crisólogo, as esculturas foram confeccionadas em fibra de vidro e cimento e apresentam tamanho natural, o que as torna bem reais.

Desfile Cívico-Escolar

Em alusão às comemorações da Independência do Brasil, a Prefeitura de Picuí, através da Secretaria de Educação, resgatou o desfile cívico-escolar.Cerca de cinco mil alunos das redes de ensino municipal, estadual e particular percorrerem as principais avenidas da cidade com um diferencial: o desfile resgatou a veia cultural e artística do povo de Picuí, através de uma multiplicidade de temas. Um público de aproximadamente 10 mil pessoas prestigia anualmente o evento. Na avenida o público presente fica extasiado com o banho de cultura, a criatividade dos professores e o entusiasmo do corpo discente. A cidade literalmente para ao assistir ao desfile escolar, que é conduzido pela centenária Filarmônica “Coronel Antônio Xavier de Macedo”, de Picuí, e pelas bandas e fanfarras do município e cidades vizinhas como Pedra Lavrada e Barra de Santa Rosa na Paraíba, Coronel Ezequiel, Jaçanã e Carnaúba dos Dantas do Rio Grande do Norte.
Festival da Carne-de-Sol

O evento reúne o melhor da gastronomia das regiões do Curimataú e Seridó, com destaque para a Carne-de-Sol mais famosa do país.É realizado um grande Festival, com um enfoque diferenciado dos tradicionais carnavais e são-joãos fora-de-época tão comuns nos municípios paraibanos. Uma ampla programação de shows, arraial gastronômico, concursos, monumentos à carne-de-sol, seminários e palestras temperam ainda mais o diferenciado Festival, ainda é realizado exposição de animais e produtos do Curimataú e Seridó, onde reuni o melhor do artesanato e dos bens culturais da região.Outro atrativo do Evento é o Concurso da Rainha da Carne-de-Sol.

Festa de São Sebastião

Em janeiro os devotos de São Sebastião comemoram o Santo Padroeiro no dia 20.Padroeiro de Picuí, São Sebastião consegue trazer todos os anos a sua terra natal os picuienses ausentes.Com uma programação religiosa e social a “Festa de Janeiro”, como é conhecida, acontece há 151 anos.Na programação religiosa a Procissão é o ápice da devoção e admiração que os católicos têm pelo santo, seguido do leilão e do novenário. Já na parte social a festa é repleta atrações: shows, corrida de jegue e a tradicional retreta feita pela Filarmônica Coronel Antonio Xavier de Macedo

Caminhada Ecológica em Picuí.

Desde 2009 que acontece a Caminhada Ecológica em Picuí. Organizada pelo grupo “Trilhas na Caatinga”, em parceria com a Prefeitura de Picuí, Banco do Brasil e comércio local, a caminhada tem um percurso envolvente.Em uma da trilhas o ponto de partida é o sítio arqueológico Cachoeira do Pedro, com final no sítio Cacimba das Cabras, sítio arqueológico do município.O objetivo da caminhada é divulgar as riquezas naturais e arqueológicas do município.